domingo, 19 de maio de 2013

Carta à uma amiga "gordinha"


Oi amiga! Tudo bem? Comigo vai tudo bem! Fiz gastroplastia a pouco mais de 1 ano e já perdi 45 quilos.
Gastroplastia. Conhece?! Redução de estômago, cirurgia bariátrica...
Fiz pelo método By Pass. É um procedimento estudado desde a década de 60 e é a técnica mais utilizada no Brasil. Mais de 75% dos médicos/pacientes optam por ela devido a sua segurança e eficácia.
O site da Associação Brasileira de Cirurgia Bariátrica explica direitinho como funciona:
"Nesse procedimento misto, é feito o grampeamento de parte do estômago, que reduz o espaço para o alimento, e um desvio do intestino inicial, que promove o aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome. Essa somatória entre menor ingestão de alimentos e aumento da saciedade é o que leva ao emagrecimento, além de controlar o diabetes e outras doenças, como a hipertensão arterial."
Legal, neh?

Hoje visto manequim 44, ao invés de 56, tenho minha glicose, pressão e colesterol controlados. Passo na roleta do ônibus e o cinto de segurança do avião consegue me prender sem necessidade de uma extensão. Ando muitos quilômetros sem me cansar e consigo cruzar minhas pernas. Meu marido consegue me pegar no colo e eu não preciso mais comprar roupas em lojas especiais. Meus cabelos cairam bastante e minhas unhas se quebram com facilidade... é verdade! Mas em compensação corro mais de 2,5km consecutivos e participo de corridas de rua. Com jeitinho, muita graça e pouca vantagem faço até o tal do "quadradinho de oito"! hahaha Visto "aquela" sandália mais difícil, sem precisar de ajuda pra abotoar  e fico em cima de saltos altíssimos por uma noite inteira. Eu era obesa mórbida e hoje estou quase no sobre peso!  Grande vitória!

Desculpa falar, mas tenho acompanhado suas fotos pelo facebook e vc só tem engordado. Isso também aconteceu comigo. Depois que casei, em menos de 2 anos, engordei 35 quilos, chegando aos 130kg!
Quantas dietas vc já fez e não teve o resultado esperado? Quanto tempo vc luta conta seu peso sem sucesso? Pare de ouvir aquelas pessoas que dizem que vc é gordinha, mas tem um rosto lindo! Vc realmente tem um rosto lindo, mas vc não é gordinha... Desculpa, amiga! Vc é obesa mórbida. Conviver com a obesidade mórbida é um risco enorme. Vc ainda é nova, mas suas articulações não vão aguentar por muito mais tempo. Seu coração não foi programado para te sustentar com tantos quilos a mais. Seu corpo tá gritando em formas de estrias e vc não está dando o devido valor.

Vc precisa de ajuda. Não estou te dizendo: "faça redução de estômago agora!". Mas estou te dizendo "procure uma ajuda de verdade".
Seu caso é grave. Obesidade mórbida é considerada doença, sabia? Tem CID (Código Internacional de Doenças)! É grave mesmo!
Vc precisa de uma intervenção maior. Talvez a reedução alimentar resolve seu problema, mas pode ser também que a redução de estômago seja uma alternativa.
Não deixe de lado essa opção. Ela é totalmente viável.
Assim como eu, se vc pesquisar, vai encontrar muita gente feliz e realizada que tem o estômago reduzido.
Mudar de vida depende de vc.
Não deixe de considerar a gastroplastia como opção. Ela realmente pode funcionar assim como qualquer outra dieta/reeducação alimentar.
No mais, espero que tudo vá bem com vc e sua família!

Gostaria de te dizer também que queria ser sua amiga de verdade para não precisar estar escrevendo essa carta anônima. Mas as redes sociais aproximam tanto as pessoas que me sinto mesmo sua amiga e gostaria mesmo de te falar tudo isso.

Bjo

11 comentários:

  1. Eu também quero gritar toda vez q vejo alguém sofrendo com a obesidade: OPERAAAAAAAAAA kkkkk, mas infelizmente sabemos q não é bem assim... muita gente acha a gente maluca por ter operada, nos julgam pessoas fracas, sem condições de emagrecer com um "fecha-boca"... ai se elas soubessem... soubessem o preciso organizar minhas feições, malhar, fazer dieta, comer coisas saudáveis rsrsr... nada é um mar de rosas...
    Sobre minha pancinha, eu digo q ela engana mesmo kkkk, de roupa uma coisa, tirou... ta aí kkkkk... contando as horas pra terça... bjsss

    ResponderExcluir
  2. Blog massa!! Vou ler todinho!! Posso?!?
    Parabéns pela iniciativa..
    Fiz minha redução há 1 ano 3 meses... mas infelizmente tenho um problema sério: a COMPULSÃO! É uma luta diária entre mim e eu mesma! Mas, uma coisa eu digo, ter escolhido fazer a Gastroplastia, foi o melhor que eu fiz por mim!!

    ResponderExcluir
  3. Muitas vezes morro de vontade de escrever isso pra algumas pessoas...

    Mas Carol, mudando de assunto, eu já li seus posts sobre queda de cabelo, tem momentos que vc até leva na esportiva, mas fala sinceramente: vc acha que a gente corre o risco de ficar careca? Eu to QUASE lá. Sério mesmo, eu acho que não vai sobrar fio algum em minha cabeça.
    Estou tomando pantogar há 2 meses e meio, será que melhora depois? To apavorada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suziane! Tá boa?

      Então... dificil dizer se o pantagor foi efetivo ou não. Eu não vi resultados demais. Mas pode ser que o cabelo tivesse caiudo mais se eu não tivesse tomado. Entende?
      Mas hoje eu to tomando Pill Food. É só falar esse nome em qualquer farmácia de manipulação e eles fazem. Custa R$9 para um mês. E com ele eu vejo efeito. Meu cabelo tá nascendo muitão e a queda parou de vez.
      Vê esse Pill Food! Pode ser mais uma alternativa!
      Bjo

      Excluir
    2. Suzi,
      Use produtos gota dourada do amarelinho, funciona mesmo!!! bjsss

      Excluir
  4. adorei,amei,não tenho palavras para descrever !!! Sabe amiga,essa semana tive uma conversa dessa com uma amiga, não em relação a cirurgia,mas a auto estima o amor proprio, pq além de ter um rosto lindo, ela MERECE ter um corpo saudável e consequente mente lindo! Deus te abençoe e continue sendo usada como canal de bênçãos !! bjssss ellen rocha - em emagrecimento

    ResponderExcluir
  5. gostei muito da postagem, me animou e muito, faz um mês que comecei o tratamento pré-cirurgia, e estava com muitas duvidas se deveria ou não fazer a cirurgia, depois que eu li essa carta tomei a decisão de que SIM vou fazer! Estou mega ansiosa para que chegue logo o dia da cirurgia, tudo que eu pesquiso na internet é sempre sobre o mesmo assunto a BARIÁTRICA rsrs, mas estou amando tudo isso, sei que a recompensa vai ser otima! beijos e obrigada pela ajuda!!!

    ResponderExcluir
  6. adorei!!! faz quase um mês que eu comecei o tratamento pré-cirurgia, a fase dos exames, psicólogo, nutricionista, palestras etc... e estava com muita duvida se deveria ou não fazer a cirurgia. Mas depois que eu li essa carta, tomei minha decisão que SIM vou fazer! muito obrigada pela ajuda, durante algumas pesquisas que ando fazendo sobre a cirurgia, vi um video seu no youtube e logo acessei o seu blog, amei as suas postagens, ajuda e muito a quem está pesquisando sobre a cirgurgia. muito sucesso pra vc!!! beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol, hj foi a minha primeira consulta com o cirurgião, ele pediu diversos exames e já os marquei, estou animada mas, com muito medo. Essa queda de abelo a que se refere acontece com tds que fazem a cirurgia?

    ResponderExcluir